Quando trocar Óleo do Motor, Óleo do Câmbio, Fluido de Freio e Óleo da Direção Hidráulica
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Quando trocar Óleo do Motor, Óleo do Câmbio, Fluido de Freio e Óleo da Direção Hidráulica
Bom galera, dicas simples, mas pra quem gosta de "fuçar" e fazer a manutenção no seu próprio veículo, é muito importante!
ÓLEO DO MOTOR: o ideal é verificar o nível de óleo do motor dia a dia. O procedimento deve ser feito com o carro parado há mais de cinco minutos em um terreno plano para que não aconteça um erro de leitura. O prazo para a troca do óleo é diferente para cada modelo. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário. Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 10 mil, 15 mil quilômetros (ou um ano). Esse prazo pode cair para 5 mil ou 7 mil quilômetros (ou seis meses) quando o carro é submetido a condições adversas, como no trânsito caótico das grandes cidades, superfícies irregulares e altas temperaturas.
ÓLEO DA CAIXA DE CÂMBIO: De modo geral, nos carros com câmbio manual, nos mais antigos, o manual diz pra fazer uma troca a cada 30 mil km. A partir de 1984, as montadoras dizem que não é mais necessária a troca do óleo de câmbio. Na minha opinião, uma troca preventiva a cada 70 mil ou 80 mil km que seja, não faz mal algum, muito pelo contrário. Já no caso das transmissões automáticas, a troca é aconselhada a cada 40 mil a 60 mil quilômetros, dependendo do veículo e do fabricante – por isso é fundamental seguir as orientações de cada montadora. O nível deve ser checado regularmente.
FLUIDO DE FREIO: A troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos. O fluido absorve água e, portanto, sofre oxidação com o tempo. Acontece principalmente porque é um óleo submetido a altas temperaturas, já que a cada frenagem há geração de calor.
LUBRIFICANTE OU ÓLEO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA: Caso o nível esteja abaixo do mínimo, a reposição do lubrificante é necessária. No médio prazo, a deficiência de lubrificação pode provocar um desgaste do sistema de direção.
Bom, é isso galera, vlw!!!!
ÓLEO DO MOTOR: o ideal é verificar o nível de óleo do motor dia a dia. O procedimento deve ser feito com o carro parado há mais de cinco minutos em um terreno plano para que não aconteça um erro de leitura. O prazo para a troca do óleo é diferente para cada modelo. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário. Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 10 mil, 15 mil quilômetros (ou um ano). Esse prazo pode cair para 5 mil ou 7 mil quilômetros (ou seis meses) quando o carro é submetido a condições adversas, como no trânsito caótico das grandes cidades, superfícies irregulares e altas temperaturas.
ÓLEO DA CAIXA DE CÂMBIO: De modo geral, nos carros com câmbio manual, nos mais antigos, o manual diz pra fazer uma troca a cada 30 mil km. A partir de 1984, as montadoras dizem que não é mais necessária a troca do óleo de câmbio. Na minha opinião, uma troca preventiva a cada 70 mil ou 80 mil km que seja, não faz mal algum, muito pelo contrário. Já no caso das transmissões automáticas, a troca é aconselhada a cada 40 mil a 60 mil quilômetros, dependendo do veículo e do fabricante – por isso é fundamental seguir as orientações de cada montadora. O nível deve ser checado regularmente.
FLUIDO DE FREIO: A troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos. O fluido absorve água e, portanto, sofre oxidação com o tempo. Acontece principalmente porque é um óleo submetido a altas temperaturas, já que a cada frenagem há geração de calor.
LUBRIFICANTE OU ÓLEO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA: Caso o nível esteja abaixo do mínimo, a reposição do lubrificante é necessária. No médio prazo, a deficiência de lubrificação pode provocar um desgaste do sistema de direção.
Bom, é isso galera, vlw!!!!
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